sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PROJETO V - OS TEMPLÁRIOS E O CONCÍLIO DE VIENA

PROJETO V - OS TEMPLÁRIOS E O CONCÍLIO DE VIENA 

Segundo a história medieval, o 15º concílio ecumênico da Igreja Católica, onde ocorrido entre a data de 15 de outubro de 1311 até 06 de maio de 1312. Sua principal discussão foi a de retirar o apoio do papa aos Cavaleiros Templários.



O concílio foi convocado pelo Papa Clemente V, onde fora reunido na França e esta escolha veio a ser importante pelo modo de ação independente por parte do Papa.  
O Concílio de Viena realizou-se em 1311, por convocação do papa Clemente V. Entre as suas principais decisões destaca-se a supressão da Ordem dos Templários, o posicionamento contra o voto de pobreza dos franciscanos, a condenação do franciscano Pedro Olivi e a reafirmação da festa do Corpus Christi em toda a Igreja. 

Os Templários - ordem religiosa e militar fundada na Terra Santa - foram perseguidos por Filipe IV, o Belo. O monarca influenciou Clemente V, que acabou por dissolver a ordem através da bula Vox in Excelsis. Os membros da Ordem de São Francisco também foram alvo de críticas. Os franciscanos, conhecidos como "espirituais", e a vida que escolheram pautada pela pobreza constituíram motivo de debate durante o concílio. A condenação do franciscano Pedro Olivi, que admitia a existência no ser humano de elementos intermediários entre a alma e o corpo, foi outro dos temas mais acesos do concílio. O Sumo Pontífice aproveitou ainda para reafirmar a celebração da festa do Corpus Christi(Corpo de Cristo) na Igreja e em todos os espaços religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário